segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Dicas para Lavar Cortinas

Lavar cortinas é um procedimento simples e que pode ser feito em casa mesmo, desde que você saiba como fazer. Lavar as cortinas irá deixa-las sempre em bom estado, bonitas e ainda previne alergias e doenças.
É comum que venham instruções da forma certa de lavar na etiqueta da cortina. Roupas delicadas podem ser lavadas usando sabões próprios, a mão ou em ciclos mais leves da máquina de lavar roupas.
Normalmente as cortinas absorvem os cheiros do ambiente, como de comida e de cigarro, fazendo com que com o tempo elas fiquem com mau cheiro ou desbotadas. Manchas podem ser bem visíveis caso a cortina seja clara. E como evitar que esses problemas ocorram?
Existem muitas formas de se lavar cortinas, com produtos especiais, vaporizador, e também usar a máquina de lavar.



Lavando a Cortina na Máquina de Lavar

Dependendo do tecido é possível lavar a cortina com tranquilidade usando a máquina de lavar. É mais indicado para tecidos leves, pois os mais grossos costumam absorver água, ficando muito pesados. Mas não é apenas colocar a cortina na lavadora, alguns cuidados devem ser tomados, o algodão, por exemplo, é um tecido muito delicado que pode encolher se for lavado com água quente. Por esse motivo, é importante conferir a etiqueta com as instruções de lavagem da cortina antes.
O ciclo ideal para a lavagem de cortinas é o delicado. Caso a sua máquina de lavar não tenha essa opção, opte pelo ciclo em água fria e com centrifugação lenta. Pode ser usado detergente de acordo com o tecido.
Caso tenha duvidas, não arrisque! Prefira lavar a mão ou leve a uma lavanderia. Qualquer erro pode manchar a cortina ou encolhê-la.

Lavando a Cortina a Mão

Lavar as cortinas à mão é um método bem mais trabalhoso do que colocar pra bater na máquina de lavar. Porém, é um processo mais cauteloso, evitando manchas e reduzindo o risco de encolhimento. Para tecidos delicados, como o algodão, é a opção ideal de lavagem.  Mas se a cortina for feita de algum tipo de tecido muito pesado, será difícil eliminar toda a água posteriormente.
Escolher o sabão e o detergente certo também é muito importante durante a lavagem, pois evita danos e manchas. Essas informações você pode encontrar nas instruções de lavagem presentes na etiqueta da própria cortina. Em alguns casos é indicado sabão ou detergentes neutros, em outros, produtos destinados a tecidos delicados.

Como Secar a Cortina?

Depois que a cortina está lavada e limpa, não a coloque na secadora posteriormente. A movimentação feita pela secadora pode desenvolver vincos e dobras quase impossíveis de serem tirados, nem mesmo usando um ferro quente.
As cortinas devem ser penduradas no varal e secas na sombra para não desbotarem.  O local em que ela será entendida deve ser bem arejado. Os amassados feitos na hora de lavar tendem a se desmanchar ao secarem naturalmente. As cortinas podem ser estendidas no próprio varão para que ela retorne ao seu caimento original. Usar o ferro de passar rapidamente está liberado para remover os amassados mais resistentes.

Como Usar um Vaporizador?

Para as cortinas com tecidos muito pesados, que são difíceis de serem removidas ou de secarem, uma boa opção é a limpeza através de vapor. Para fazer isso, será necessário um vaporizador higienizador e também um acessório para estofados. Esse método é muito eficiente na lavagem de cortinas.
Não é um processo difícil se as instruções forem seguidas. Você precisa aplicar o vapor começando pelo topo até chegar à parte de baixo. A cortina não deve ficar molhada, caso isso aconteça afaste um pouco o aparelho. Antes de usar o vaporizador, leia as instruções de uso. É preciso cuidado para manuseá-lo, pois o vapor pode queimar.

Cuidados com a Cortina

As cortinas devem ser limpas regularmente, mas algumas medidas podem ser adotadas para reduzir a frequência que isso é feita. Seguindo alguns cuidados a cortina irá permanecer limpa por mais tempo.
É possível reduzir a absorção de cheiros mantendo a porta da cozinha fechada enquanto estão cozinhando. Só se deve fumar em ambientes externos e com muita ventilação. Irá fazer bem para a sua cortina e também para a saúde.
O aspirador pode remover a poeira e as sujeiras que se acumulam sobre a cortina, evitando manchas fixas no tecido e também diminuindo a necessidade de lavá-la com frequência.
É importante colocar as cortinas pra arejar de vez em quando, pendurando-as ao ar livre por uma ou duas horas.

Caso queira, acesse o artigo completo com dicas clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário